TOMAZ DE FIGUEIREDO

EVENTOS

 

Suscitados pela efeméride do 1º centenário do nascimento de Tomaz de Figueiredo, passaram a realizar-se eventos de diversa natureza, àcerca dos quais se dá, nesta secção, resumida notícia. Uns, com regularidade, têm lugar na Escola Secundária Tomaz de Figueiredo, em Arcos de Valdevez, no Dia do Patrono da Escola. Participam professores e alunos que, para o efeito, elaboram "programas de celebração", de conteúdo variado. Em alguns momentos, a estas actividades se tem associado a Casa das Artes dos Arcos, em cujas instalações funciona a Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo. Ao Director da Casa das Artes dos Arcos, Dr Nuno Soares, se deve também o incremento da presença de Tomaz de Figueiredo nas feiras do livro que anualmente têm lugar no município.

São igualmente numerosas as visitas à Casa de Casares, de grupos de alunos da Escola Secundária, e de outros interessados, que têm permitido a vivificação pedagógica do espólio do Escritor, que nesta Casa foi sendo reunido.

Outros eventos, de carácter esporádico tiveram lugar e justificam, igualmente, notícia.

 

 

INICIATIVAS DO LIONS CLUBE DE BRAGA

Tomaz de Figueiredo nasceu em Braga. Esse facto, aliado à sua valia literária, motivou o Lions Clube de Braga a organizar entre 11 e 13 de Abril de 2002 umas Jornadas Culturais, abarcando um Ciclo de Conferências e uma Visita a Arcos de Valdevez. Foi igualmente instituído o Prémio Literário Tomaz de Figueiredo, posteriormente atribuído a Idalécio Cação, pelo seu romance Memória de João Garcia Bacelar. Assim, sob o impulso do Dr Fernando Rocha, então Presidente do Lions de Braga, teve lugar nesta cidade o referido Ciclo de Conferências, em que foram oradores o Prof Doutor Aníbal Pinto de Castro, da Universidade de Coimbra, o escritor e crítico literário Dr João Bigotte Chorão, da Academia das Ciências, o Doutor Luís da Silva Pereira, da Faculdade de Filosofia de Braga, o Doutor Artur Anselmo, da Universidade Católica, e o Dr João Conde Veiga, da Universidade Fernando Pessoa, do Porto. Deste evento resultou a publicação Tomaz de Figueiredo - No Primeiro Centenário do Nascimento, editada pelo Lions Clube de Braga, com o patrocínio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Dias depois, na visita de numerosos sócios do Lions a Arcos de Valdevez, a estes foi dada a oportunidade de conhecerem espaços e peças da memória ambiental e literária do Escritor.Anos mais tarde, em Março de 2009, o Lion's organizou com a colaboração de um grupo sócio-cultural de Bravães a apresentação de uma dramatização concebida pelo Dr. Jaime Ferreri na qual se evocam figuras populares de algum modo presentes na obra de Tomaz de  Figueiredo, em particular em "A Toca do Lobo".

 

EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO SALÃO MEDIEVAL DA UNIVERSIDADE DO MINHO

 

Por iniciativa conjunta da Reitoria da Universidade do Minho e do Lions Clube de Braga esteve patente no Salão Medieval da Universidade do Minho uma Exposição Bibliográfica sobre Tomaz de Figueiredo. Graças à competência e dedicação do Dr Branco Nunes, Director da Biblioteca da UM, e de seus colaboradores, foi então possível reunir diversas obras, manuscritos, objectos e material fotográfico, respeitantes ao Escritor.

A 4 de Abril de 2003, data da inauguração, e após palavras introdutórias da filha mais velha de Tomaz de Figueiredo, Maria Antónia, o escritor e poeta António Manuel Couto Viana esplanou-se em considerações e comentários àcerca do escritor bracarense em causa, inserindo-os no panorama geral da Literatura Portuguesa do séc. XX.

 

 

II COLÓQUIO LUSO-GALAICO SOBRE A SAUDADE

BACK
Por iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Xunta da Galicia realizou-se de 14 a 16 de Novembro de 2003, com abertura em Viana do Castelo e encerramento na Universidade Complutense de Santiago de Compostela, um Colóquio durante o qual a obra literária de Tomaz de Figueiredo, apresentada pelo Dr João Bigotte Chorão, da Academia das Ciências, foi objecto de comentários por parte de intelectuais galegos e portugueses.  

 

COLÓQUIO NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

 

Na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra teve lugar a 22 de Novembro de 2002 um Colóquio dedicado à análise da obra de Tomaz de Figueiredo, salientando-se, na sequência da intervenção do Doutor António Brás Teixeira, da Universidade de Lisboa, e Presidente da Classe de Letras da Academia das Ciências, as conferências proferidas pelos Prof Doutor Aníbal Pinto de Castro, Doutor Luís da Silva Pereira, Prof Doutor Osvaldo Silvestre, da Universidade de Coimbra, pelo Doutor Artur Anselmo, da Universidade Católica, e pelo Dr João Bigotte Chorão, da Academia das Ciências.

 

 
 

 

INTEGRAÇÃO DE TOMAZ DE FIGUEIREDO NO PROJECTO LUSO-GALAICO "O CAMINHO DAS LETRAS - O CAMIÑO DAS LETRAS"

 

Uma iniciativa conjunta do Ministério da Cultura (Delegação Regional da Cultura do Norte) e da Consellería de Cultura, Comunicación e Turismo, da Xunta de Galicia, levou até à Casa de Casares, em Arcos de Valdevez, e até Bravães, onde se situa a narração que a Toca do Lobo e Uma Noite na Toca do Lobo oferecem aos seus leitores, os dias 30 de Setembro e 1 de Outubro de 2005, um numeroso conjunto de professores galegos dos domínios da língua e literatura daquela região espanhola.

Comentários in loco, com leituras seleccionadas do longo poema Viagens no Meu Reino, a declamação, tanto em Casares como em Bravães, de textos poéticos e a teatralização de fragmentos adaptados por Jaime Ferreri de A Toca do Lobo preencheram um programa intenso e culturalmente aliciante, que se encerrou com um serão cultural numa sala em Arcos de Valdevez.

Como elemento pedagógico orientador desta iniciativa cultural foi disponibilizada pelo Ministério da Cultura uma publicação alusiva à visita e aos eventos dela decorrentes.

 

junto ao Rio Vez versos de Tomaz de Figueiredo ditos pelo actor Nuno Pinto                                                                                                        

um grupo de professores galegos ouvindo a filha de Tomaz de Figueiredo

 

 

COLÓQUIO DE APRESENTAÇÃO DO "MONÓLOGO EM ELSENOR" NA UNIVERSIDADE DO MINHO

Um dos objectivos que os familiares de Tomaz de Figueiredo prosseguem é o da aproximação do escritor à Universidade do Minho. Tomaz de Figueiredo foi, como se sabe, um "minhoto" assumido" e, além disso, nascido em Braga. O Colóquio realizado em 2007 no campus de Gualtar da U. M. representou, assim, um primeiro passo na consecução desse objectivo.

 

 

COLÓQUIO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Por iniciativa do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, dirigido pelo Prof. António Manuel Ferreira, e no âmbito do lançamento do projecto "Voltar a Ler" dedicado a autores portugueses, foi apresentado um conjunto valioso de "comunicações" abrangendo as várias coordenadas  da obra de Tomaz de Figueiredo. Este Colóquio teve lugar nas instalações da Universidade durante o ano lectivo de 2007

 

 
BACK

 

CONFERÊNCIA EM BRAGA DE BAPTISTA-BASTOS SOBRE A OBRA DE TOMAZ DE FIGUEIREDO

 

Situados em coordenadas de pensamento e de acção muito diversos, os comentários do escritor e jornalista Armando Baptista-Bastos àcerca da obra de Tomaz de Figueiredo assume um interesse particular. Foi nesse contexto que, por iniciativa da Casa de Casares e da Centésima Página de Braga, Baptista-Bastos se deslocou a esta cidade  aí proferindo a sua conferência. Conferência que, anote-se, foi seguida de um vivo debate. Ao contrário, aliás, do que , infelizmente, é, ente nós, mais frequente acontecer.

 
 

 
 

                                 

 

 

APRESENTAÇÃO DE "VIAJAR COM TOMAZ DE FIGUEIREDO"

No âmbito do projecto concebido pela Delegação do Norte do Ministério da Cultura, realizaram-se várias apresentações do volume dedicado a Tomaz de Figueiredo da série "Viajar com...".  Esta série engloba diversos escritores portugueses  nortenhos, desde Camilo a Araújo Correia e pretende divulgar, não só aspectos da vida e obra dos mesmos, mas, ainda, alguns traços do enquadramento geográfico e cultural que de algum modo os influenciou.

No caso de Tomaz de Figueiredo,  o volume que lhe é dedicado foi elaborado por sua filha Maria Antónia que, para a abordagem de certos aspectos, solicitou a colaboração da Drª Maria Albertina Fernandes, docente do ensino secundário em Arcos de Valdevez.

 
 

          

    

 

Aspectos da apresentação do "Viajar com..." na Casa de Casares em Arcos de Valdevez. De mencionar a foto relativa ao Prof. Cândido Oliveira Martins da Universidade Católica de Braga lendo a sua conferência.

 
 

      

BACK

Aspectos da apresentação na Fundação Nogueira da Silva, em Braga. foi conferente o Prof.Sérgio Guimarães de Sousa da Universidade do Minho.